top of page

Constelação NÃO é Terapia

Atualizado: 29 de mar.

Sempre me perguntam qual a diferença entre Constelação e Terapia Sistêmica? Outra dúvida é se na Terapia Sistêmica vai ter Constelação?


Geralmente devolvo a pergunta: o que você busca nesse momento?


Baseado nisso fiz essa imagem e o pessoal gostou muito por ser bem ilustrativa. Então, deixo aqui pra vocês também. Talvez, ajude em algo.




1) Se alguém quer Diagnóstico/ Impacto e algum Esclarecimento a sessão de Constelação pode ajudar e, em muitos casos, movimentar a alma para novas direções.


2) Avançando no processo, se tal pessoa fez sua Constelação e tem um perfil mais autodidata, ela conseguirá, para além da sessão, Aplicar as Leis Sistêmicas nas situações cotidianas e, por conseguinte, se Transformar, satisfatoriamente.


Isso tudo que falei acima diz respeito à 1) Constelação clássica e;

2) Constelação + Filosofia Sistêmica da gravura ilustrativa.






Já na Terapia Sistêmica a Constelação não é feita de maneira explícita e clássica, mas acontece do mesmo jeito. Então, temos o campo, as leis, a revelação das dinâmicas ocultas, o diagnóstico, a intervenção, etc. E, para além disso, temos ainda o aprofundamento apoiado por um profissional (aplica-se no dia a dia o que é aprendido/ desconstruído na sessão + retorno à sessão para celebrar e ajustar posturas). Isso gera mudanças e transformações duradouras e importantes.


Ou seja, tudo vai depender do seu estilo e do seu momento de vida. É sempre preciso ter em mente que Constelação não é Terapia. Ambas podem produzir movimento e transformação, a depender do engajamento da pessoa e do caminho escolhido.


Escolhas...

Desejo-nos boas escolhas!






 

SOBRE MIM



Estudei Psicanálise e Psicologia, sou Cientista Religiosa e me considero uma divulgadora dos princípios sistêmicos, da filosofia de Bert Hellinger e da Constelação Familiar. Especializei-me no Atendimento Individual Online há mais de 8 anos e utilizo, para tanto, de uma plataforma virtual onde realizo minhas sessões. Após vários treinamentos de Constelação Familiar junto à uma das principais escolas do país, o Idesv, criei meu próprio método de atendimento com bonecos online e já são cerca de 8000 clientes servidos através dessa metodologia. Também usufruo do ambiente digital das redes sociais para informar e educar minha audiência quanto ao universo das Constelações Familiares, atingindo mensalmente milhares de pessoas no Brasil e no mundo com a sua contribuição.


411 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page