Constelação Familiar. O que é? Os benefícios e os perigos!
Atualizado: 13 de jan.

O Começo
Neste artigo você vai ler...
- Curiosidade: Bert Hellinger não criou a Constelação Familiar
- Outras abordagens: Bert e sua trajetória
- Há perigo na Constelação Familiar?
- O que Bert descobriu a mais? Qual a grande sacada?
- As leis que nos adoecem, mas que também podem curar
- Tenha os melhores resultados de cura
- As 3 leis dos bons relacionamentos
- Constelação não é Psicologia, nem terapia
- Não é espírito!!! Não é religião!!!
Você sabia que Bert Hellinger não é o criador do nome Constelação Familiar? A Constelação Familiar tal qual a conhecemos hoje é uma evolução da Constelação Familiar de Virgínia Satir e Thea Schonfelder. Bert acrescentou muitas de suas percepções à este trabalho e inclusive tentou rebatizá-la com outros nomes que não vingaram, como por exemplo: movimentos da alma, ou ainda, movimentos do espírito e, por último, novas constelações.
Bert é um ex-padre católico. Ele estudou psicanálise, análise transacional, terapia primal, hipnose Ericksoniana e muitas outras abordagens terapêuticas que lhe permitiram sintetizar, com riqueza única, suas múltiplas experiências. Este apanhado de vivências biográficas deram corpo e alma à sua filosofia prática que é cirúrgica e tem, de fato, impactado tantas pessoas mundo a fora.
Atendimento Online Constelação Familiar
Atendimento Online Psicoterapia Breve
Salvação ou Destruição
Antes de registrar aqui um bocado de informações que poderão lhe ajudar a fazer ou não sua Constelação Familiar, já vou logo dizendo que não vejo perigo em si nessa abordagem - nem tão pouco benefício em si. O que vai deixá-la danosa ou abençoada é a postura do profissional, bem como, a postura do cliente. Ambos precisam fazer o ''dever de casa''. A Constelação Familiar nos pede este cuidado. Não é necessário que o cliente estude a fundo a filosofia de Bert Hellinger - não se trata disso. Mas, também não vá para uma Constelação Familiar mistificando ou espiritualizando o campo e a fenomenologia. Pesquise antes o seu facilitador e veja se está alinhado com o que você deseja. Bert Hellinger diz que o raio só atinge aquele que levanta a mão. Então, pesquise! Não haverá perigo caso essa pequena dica seja levada em consideração.
Mais de 6000 visualizações mensais
Vamos continuar com este artigo que, diga-se de passagem, é bastante acessado mensalmente, ajudando milhares de pessoas sobre este assunto. É um artigo recheado de bons esclarecimentos e perspectivas sobre Constelação Familiar.
Então, você, talvez, pode estar se perguntando, Bert descobriu o quê? a mais que Virginia Satir? O que há de diferente entre eles? Qual a novidade? Isso me ajuda em que? A que se deve o triunfo dessa forma de ajuda?
Bom, Hellinger revelou algo muito profundo e inusitado sobre a natureza sapiens. Observando as famílias e as pessoas que atendia, ele conseguiu, genialmente, extrair dali alguns padrões. Parece, segundo ele e nossa observação em campo atendendo milhares de pessoas, existir 3 leis naturais e psíquicas que regem os relacionamentos humanos. Seriam elas: pertencimento, ordem e equilíbrio.
E o que isso tem a ver com sua paz, sua cura, sua tranquilidade?
Não é difícil enxergar – e depois de Bert isso ficou ainda mais claro – que os agrupamentos humanos precisaram, precisam e precisarão de leis de convívio para não sucumbirem enquanto espécie, certo? Bert afirmava (mediante observação enquanto atendia quem buscava ajuda) que estas leis estavam cravadas na alma humana de forma muito profunda; isso, claro, levando-se em conta que, possivelmente, elas (as leis) brotaram em nossa espécie desde os primeiros lampejos de consciência humana – ou quase isso. Os melhores resultados
Costumo dizer aos meus clientes que sem a consciência dessas leis