Tudo sobre Constelação Familiar com Bonecos

Atualizado: 13 de jul.



Conteúdo da página

  • Artigo explicativo sobre o Atendimento Online ou Presencial com Bonecos (riscos, esclarecimentos)

  • Caso não queira ler este artigo veja como é este trabalho em vídeos no Youtube

  • Caso queira informações para seu agendamento acesse nosso suporte


No princípio era o grupo...


Nessa conversa vou falar com você sobre o atendimento com bonecos utilizado nas sessões de Constelação Familiar, na modalidade individual.

Como você deve saber a Constelação Familiar nas suas origens nasceu da experiência em grupo e não no dois-a-dois, no atendimento individual.


Por muitos e muitos anos os grupos e workshops com quarenta, cinquenta ou sessenta pessoas sentadas em um grande círculo era o formato mais utilizado pelos facilitadores. Ainda hoje há muitos desses grupos e isso acontece porque o método funciona. Afinal de contas, tudo que é largamente testado pelo tempo, merece nosso respeito e atenção, certo?

Eu, particularmente, atendo prioritariamente com bonecos e na modalidade individual – presencial em Betim e Online via Zoom (já vamos falar sobre isso). Contudo, sempre indico para meus clientes que façam, em algum momento de suas vidas, a experiência de uma Constelação Sistêmica em grupo pois percebo alguns benefícios aí.


Atendimento Online com Bonecos – Agende/Saiba +


Mesmo que a pessoa prefira o atendimento individual por não querer se expôr em um grupo maior de pessoas, ela pode ir numa dessas reuniões apenas para ser representante. Não sei se esse termo ”representante” lhe é familiar, então vou explicar rapidinho. Você pode ir numa Constelação Familiar em grupo para colocar-seu-tema, ou seja, para constelar. Ou você pode ir participar como representante, ou seja, você será convidado a entrar no campo para representar um pai, ou uma mãe, um tio, uma irmã, algo assim.


Vantagens


O grande benefício dos grupos é que você terá a oportunidade de participar o dia todo de várias constelações. Olhando a história do outro, você pode vir a ter muitos insights sobre a própria vida. Além de ser uma oportunidade bem rica, você terá a chance de experimentar no próprio corpo o tal do campo que você já deve ter ouvido de algum constelador. Campo, falando de forma bem superficial e brevemente, é quando os representantes captam através de sensações no corpo, a história familiar do constelado (ou seja, da pessoa que colocou-o-tema). Sei que tudo isso pode parecer estranho a você, caso esteja chegando agora ao mundo das constelações familiares. E, se este for o caso, volto a lembrar você que invista algum tempo lendo ou assistindo alguns vídeos. Tenho certeza de que com alguns cliques a mais você já estará ganhando compreensão do que seja, de fato, Constelação Familiar.


Atendimento Online com Bonecos – Agende/Saiba +


Esclarecimentos


Antes de esmiuçar os assuntos preciso lembrar que a Constelação Familiar…

– não é terapia e nem terapia breve; – que não há sessões recorrentes nessa abordagem (tudo acontece numa só sessão); – você só pode levar um único tema; – não há quase nenhum diálogo entre o constelador e o cliente; – a constelação é silenciosa e trabalha menos com o verbo falado e mais com a percepção; – não é recomendado fazer várias constelações – costumo dizer que com 3 sessões na vida! conseguimos fazer muitas transformações; – não é a quantidade de constelações que vai resolver nossos problemas.


Pesquise antes


Sei que no afã de querer nos curar com rapidez e ficar livres do sofrimento metemos os pés pelas mãos e tomamos decisões que podem agravar ainda mais nosso desespero e desconforto existencial. Por isso mesmo indico muito que haja alguma pesquisa por parte do cliente quanto ao que está buscando quando esboça o desejo ”quero fazer uma constelação”. Tome um tempo antes de comprar sua Constelação e pesquise. É sua alma, sua saúde, sua família, sua vida. Afinal de contas a gente não se deita numa mesa de cirurgia com qualquer profissional e sem saber o porque estamos ali, não é verdade?


Conheça o método e evite frustrações.

VÍDEOS YOUTUBE





Os bonecos


Dito isso e voltando ao assunto do atendimento com bonecos, você pode estar se perguntando várias coisas.

– Como se faz Constelação Familiar sem representantes humanos? – Como o facilitador sente o campo estando online e distante fisicamente? – Os efeitos da Constelação Familiar com bonecos são os mesmos que os efeitos da Constelação Familiar com representantes humanos?

Se você tem alguma dessas objeções, eu as entendo plenamente. Preciso lhe dizer que recebo muitas dessas perguntas na minhas redes sociais diariamente. Então, vou esboçar alguns raciocínios aqui que poderão, talvez, auxiliar nesse esclarecimento.


Atendimento Online com Bonecos – Agende/Saiba +


Um pouco de história


Como isso tudo começou? Quem foi, afinal, a pessoa que primeiro percebeu que era possível fazer constelação usando bonecos? Foi Bert Hellinger?

Não, não foi o Bert, mas sim um dos seus alunos.

O nome dele é Jakob Schneider, além de aluno era amigo pessoal de Bert Hellinger. Ele trabalhou no modelo de grupos, mas em alguns lugares que ia não havia esse suporte e então começou a andar com uma bolsa cheia de playmobil de seu filho pra baixo e pra cima. Onde ia, levava tais bonecos. Não demorou muito para perceber que alí estava presente um jeito de atendimento sem a necessidade obrigatória de representantes. Você deve estar pensando “mas bonecos não substituem gente, isso é muito sem noção”. E você tem toda razão. Na Constelação Familiar com bonecos o constelador é ao mesmo tempo representante + facilitador. Os bonecos funcionam só como âncoras.


Sem representantes


Sim, isto é possível. Poucas pessoas pensam nisso, mas na Constelação Familiar com bonecos o próprio facilitador é o representante-humano. Não são os bonecos que captam algo e sim o próprio corpo-do-constelador. Os bonecos servirão para configurar graficamente para o cliente o que está acontecendo no campo, o que o facilitador está captando do campo com o seu corpo. É bem simples essa lógica, certo?


Atendimento Online com Bonecos – Agende/Saiba +


Online


Se você conseguiu compreender o tópico anterior então já entendeu que o fator-humano que estava presente na modalidade-grupo continua presente na modalidade com bonecos. Não são, então, os bonequinhos que fazem as vezes dos humanos representantes e sim o próprio facilitador.

Para o online acontecer tranquilamente, então, é um pulo, certo? O fator-humano continua presente. As câmeras estão ligadas, estamos nos olhando, rimos, sentimos, há envolvimento, assim como você se emociona assistindo algum filme que lhe toca, é possível conectar-se, ser tocado, movido, sensibilizado, através do atendimento online com bonecos.





Instagram Facebook Youtube


Mas, funciona?


Outra preocupação que o método com os bonecos despertam nas pessoas é sobre os efeitos. O online com bonecos funciona tão bem quanto o presencial com bonecos? Faço em grupo ou com bonecos?


O poder está em...


Na verdade, nenhuma dessas modalidades funciona se você não mudar suas ações, posturas, pensamentos, sentimentos, após a sessão de Constelação Familiar. O poder disso tudo está em você e não nos bonecos, no campo, no constelador, nos representantes, no campo. Isso é muito importante que seja, verdadeiramente, considerado.

Quando alguém pergunta ”qual método vai gerar mais efeito em minha vida, em grupo ou com bonecos?”, na verdade há aí ainda uma confiança exacerbada de que ”o campo vai se movimentar por nós”. E mais. De que, talvez, ”os representantes mexendo lá, algo vai ser transformado em minha vida”.


Atendimento Online com Bonecos – Agende/Saiba +


Você


Você pode ir ao melhor constelador do mundo, com os representantes mais centrados do universo, mas se você não se implicar na sua transformação, nada, nada, nada vai acontecer depois. O que eu indico sempre à minha audiência e aos meus leitores é que se apercebam bem e que se conheçam melhor afim de fazerem a escolha mais adequada entre uma e outra modalidade.


Seu perfil


Se você gosta mais dos grupos, do toque físico, da convivência, do cara a cara, do corpo a corpo, então procure uma Constelação Familiar em grupo ou individual no consultório físico, pois provavelmente é lá que se sentirá mais a vontade e confortável durante o processo. Mas, se você se dá bem com o mundo virtual, prefere não se expôr em um grupo maior de pessoas, mora distante dos grandes centros e se sente aconchegante nesse tipo de ambiente. Então, está tudo certo em optar pela Constelação Familiar Online com Bonecos. Vale, de novo, falar sobre isso:

… o poder de transformação está sempre em nós e não no método, nos bonecos ou no constelador que atende você.


No meu livro esclareço, com mais calma e de forma mais completa, o que compreendo ser necessário para extrairmos o melhor que a Constelação Familiar pode nos oferecer. Acredito que o pensamento de Bert é mesmo incompreendido e muito confundido. Esse livro cicatriza, revigora e nos abre os olhos para uma outra realidade junto às Constelações Familiares. É para leigos ou para consteladores? É para a VIDA! QUERO UM 🙂