top of page

3 FORMAS DE ATRAVESSAR O PASSADO



Nosso clima psicológico atual está claramente vinculado ao passado distante de familiares que nem mesmo conhecemos. E, podemos lidar com essa realidade de 3 formas, pelo menos:


1) ignorando

2) esperneando

3) fluindo-com


IGNORANDO

Ao ignorar que somos sistemas ignoramos a Realidade e com isso perdemos poder. Imagina, a pessoa que se entende desconectada de qualquer influência que sofremos do inconsciente familiar e coletivo tem uma compreensão muito pobre de si e do mundo.


Vou dar um exemplo: é muito mais fácil solucionar seu problema de Sucesso Financeiro quando você se apercebe sistemicamente - ou seja, quando você se dá conta de que pode estar repetindo cegamente a falência de seu avô e a inapetência por dinheiro de seu pai.


A partir dessa informação revelada e posta em cima da mesa sob holofotes e jatos de luz que só uma consciência desperta possui, compreende-se, então, seus próprios comportamentos cegos e providencia-se, depois disso, soluções-que-vêem (ou seja, mudança de postura).


Aqui inicia-se uma caminha menos coletiva e mais individuada, autônoma e com menos efeito manada nos subjugando.







ESPERNEANDO

Contudo, pior do que ignorar a realidade é, talvez, aquele que, tendo consciência de ''ser-sistêmico'' se esperneia diante disso como se a birra pudesse comover o Universo e suas Leis.


A pessoa que carrega essa característica percebe na própria pele que ir de encontro com a Hierarquia, por exemplo, é mega destrutivo e gera doenças, contendas, miséria e confusões dos mais variados tipos. Não tem organismo físico e emocional que resista a tanto rancor, orgulho, julgamento e mágoa eterna. Mas, por vezes, mesmo estrupiada, a pessoa segue se debatendo. Sim, desafiar as Leis Sistêmicas gera isso tudo que disse aí acima e mais um pouco.


E gera tudo isso não porque estamos dizendo e sim estamos dizendo porque é assim... (observável).


FLUIR-COM

Por fim, vamos falar do fluir-com. Esta é uma postura hiper leve e sábia. Só de iniciar a leitura desse parágrafo você poderá perceber em seu clima íntimo e em seu corpo como é mais calmo a atmosfera do parágrafo sobre fluir-com.


A pessoa que alcançou esse nível de consciência é súdita da Realidade. Ela entendeu e respeita as Leis Sistêmicas que regem os nossos laços como quem entende a lei da gravidade estando no sétimo andar dum prédio do lado de fora da janela e sem equipamentos. Vou repetir, essa pessoa entendeu e respeita as Leis da Vida.


Essa pessoa percebeu que o custo-benefício de assim fazer é muito atrativo e que se expôr a tanta dor (voluntariamente), não dá bom!


Quando a vida envia tempos difíceis ela atravessa com dignidade e confiança o inferno. Se um terremoto lhe invade o espírito, tal pessoa entende o evento como oportunidade de bênção e não como perseguição.



 

Faça Terapia Sistêmica com a Isabela Couto - Revele as dinâmicas ocultas ancestrais e crie soluções eficientes para uma vida mais potente!

 


Tal pessoa não gosta de sofrer, perder e sentir dor, mas compreende calmamente que tempos sombrios co-existirão a outros mais solares.


E VOCÊ?

Enfim, eu poderia me estender nos exemplos e nessa conversa, mas acredito que já temos um bom pedaço do mapa diante de nós que nos garante um bocado de reflexões. Espero que a provocação tenha valido a pena.


E você? Em que ponto/ ou em quais pontos você se encontra? Qual sua maior fraqueza, o que lhe impede de prosseguir e o que precisa de mais atenção por aí?


Deixe nos comentários dicas, dúvidas e sugestões para novos TEMAS. Quem sabe consigo ajudar com algo mais.


Desejo-nos sabedoria para os dias de sol e chuva.







 

SOBRE MIM



Estudei Psicanálise e Psicologia, sou Cientista Religiosa e me considero uma divulgadora dos princípios sistêmicos, da filosofia de Bert Hellinger e da Constelação Familiar. Especializei-me no Atendimento Individual Online há mais de 8 anos e utilizo, para tanto, de uma plataforma virtual onde realizo minhas sessões. Após vários treinamentos de Constelação Familiar junto à uma das principais escolas do país, o Idesv, criei meu próprio método de atendimento com bonecos online e já são cerca de 8000 clientes servidos através dessa metodologia. Também usufruo do ambiente digital das redes sociais para informar e educar minha audiência quanto ao universo das Constelações Familiares, atingindo mensalmente milhares de pessoas no Brasil e no mundo com a sua contribuição.





569 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Guest
há 3 dias

As três formas de lidar com vínculos desafiafores:me senti nos três estágios!Estou emaranhada.Preciso de uma Constelação!Assim que possivel,farei! Obrigada pelo choque!

Like
Replying to

Ah sim... legal. Que bom que lhe serviu para identificar seus pontos :)

Like

Guest
Apr 04

Um bom texto.

Like
bottom of page