Coloque-se em primeiro lugar. Sempre que coloco essa frase nos stories vem uma pergunta ''ué, mas isso não é egoísmo?''.
É um fenômeno! Sempre acontece esse questionamento.
Muitos de nós sente dificuldades em ouvir ''seja mais egoísta'' - parece que o som entra no nosso ouvido feito sirene aguda. A gente se contorce, incomoda.
Fomos catequizados a ''ser altruístas''. Isso é cool, é legal, é humano. E a gente quer pertencer, quer ser amado, admirado. Então, dale altruísmo e xô satanás no egoísmo!
É claro que o post ''coloque-se em primeiro lugar'' é para provocar reflexão e espero que você entenda que não estou exaltando a falta de caridade e a benevolência com quem está passando por real necessidade. Eu disse ''real necessidade'' - e esta é uma diferenciação importante que precisamos urgentemente aprender a fazer.
Você Vai Sofrer Abusos!
Sim, as pessoas vão nos pedir favores, mas não dá pra sair por aí atendendo todas as solicitações. Você vai ser abusada/abusado! Você vai se tornar alvo fácil de pessoas atrapalhadas em seu próprio emocional e má intencionadas; tudo isso em troca de ''ser visto, gostado, querido''.
Atendendo pessoas na clínica há pelo menos 14 anos a gente percebe muito claramente quando alguém está se estrupiando para se sentir apreciado, colocando-se em situações de perigo.
Essas pessoas não sabem dizer ''não'' porque precisam ficar bem na fita com seu entorno. Elas querem o título de altruísta e não suportam a ideia de se aperceberem egoístas. São pessoas que guardam em si histórias difíceis que culminaram em baixa autoestima. Nesses casos é preciso se fortalecer com autoconhecimento e autocuidado.
Faça Terapia Sistêmica com a Isabela Couto - Revele as dinâmicas ocultas ancestrais e crie soluções eficientes para uma vida mais potente!
Cegueira, Arrogância e Inconsciência
Aqui, quero adjetivar o conceitos para facilitar o que quero dizer: existe o egoísmo-centrado e o egoísmo-cego. Bem como existe o altruísmo-centrado e o altruísmo-arrogante.
O que a gente precisa aprender no final das contas é:
1) dizer alguns nãos por aí (isso é egoísmo-centrado);
2) suportar as vozes acusatórias na cabeça dizendo que você está sendo egoísta (isso é autoestima);
3) guardar uns ''sins'' na manga para usar de vez em quando em momentos adequados (isso é altruísmo centrado).
Faça Sacrifícios 🤔
A gente foi criado debaixo da cultura cristã na qual alguns exaltam, distorcidamente, a cruz, o sangue, a pobreza, o ''dar a vida pelo irmão''. Mas, no mesmo livro está escrito ''amar os outros como a si mesmo''. Você precisa, primeiro, estar bem, de pé, inteiro, de bandeja cheia antes de servir, servir, servir.
É o velho e bom exemplo ''em caso de pane máscaras de oxigênio cairão, coloque primeiro em si e depois naquele que está ao seu lado''.
Seja Egoísta
Nessa interpretação que estou explorando com você espero que já tenha ficado claro como o sol que "ser egoísta é ser altruísta", pois estamos nos cuidando para servir à comunidade, comedidamente.
Transcendência
Então, no fim das contas, vai ficando óbvio que transitar no mundo de forma equilibrada e madura exigirá de nós ir além do que o senso comum nos diz sobre egoísmo e altruísmo.
Cuida para não entrar no modo ''auto-sacrifício'' por conta de seus medos íntimos quanto a não ser estimado socialmente. Essa é a dica mais importante.
Trabalhar nossa autoestima ajuda na seguinte distinção ''aqui posso ser colaborativo, mas não preciso me sacrificar''.
Desejo-nos centramento e vida saudável.
Faça Terapia Sistêmica com a Isabela Couto - Revele as dinâmicas ocultas ancestrais e crie soluções eficientes para uma vida mais potente!
SOBRE MIM
Estudei Psicanálise e Psicologia, sou Cientista Religiosa e me considero uma divulgadora dos princípios sistêmicos, da filosofia de Bert Hellinger e da Constelação Familiar. Especializei-me no Atendimento Individual Online há mais de 8 anos e utilizo, para tanto, de uma plataforma virtual onde realizo minhas sessões. Após vários treinamentos de Constelação Familiar junto à uma das principais escolas do país, o Idesv, criei meu próprio método de atendimento com bonecos online e já são cerca de 8000 clientes servidos através dessa metodologia. Também usufruo do ambiente digital das redes sociais para informar e educar minha audiência quanto ao universo das Constelações Familiares, atingindo mensalmente milhares de pessoas no Brasil e no mundo com a sua contribuição.
Comments