Livre-arbítrio, isso existe? Constelação Familiar – Constelação Familiar Sistêmica

Livre-arbítrio, isso existe? Constelação Familiar

[Pergunta] Isabela, e o livre-arbítrio como fica isso na Constelação Familiar?

[Comentário] Ele é percebido como algo bem relativo, bem mesmo. Vamos pensar isso em vários ambientes onde há relações e sistemas?

Não há muito livre-arbítrio no dia-a-dia da economia e seu gigante sistema de mercado (não deliberamos na loja da esquina, por exemplo, sobre o dólar ser lastro das demais moedas – pagamos pelos impactos das flutuações e pronto); caiu a bolsa de valores no Japão, sentimos os efeitos aqui.


Atendimento Online Constelação Familiar


Não há também muito livre-arbítrio no nosso organismo (não escolhemos a hora de fazer o número 2 e nem o número 1, por exemplo); não temos poder de influenciar também características como cor de pele, tipo de cabelo e tantas outras determinações genéticas.

Não há livre-arbítrio quanto ao nosso coração estar batendo desde o ano zero de nossa vida ou não – não tomamos essas decisões; não há livre-arbítrio também quanto a lei da gravidade (ou seja, não decidimos se hoje vamos flutuar ou cair, voar ou ajustar os efeitos gravitacionais conforme nossos desejos individuais, por exemplo).


Grupo Online Livros de Hellinger


Percebe?

Essa história de livre-arbítrio funciona só na hora de escolher o sabor da pizza ou a hora do banho e outras coisas assim.

Nas grandes coisas, no mundo dos sistemas, do psíquico, do orgânico não há muito livre-arbítrio não. É uma ilusão pensar que existe.

Somos um bicho natural que pensa e cria coisas magníficas. Mas somos bichos e estamos subordinados a muitas e muitas Leis naturais que precisamos 1) conhecer e 2) respeitar – não por medo das sanções que essas realidades nos impõem, mas pelos benefícios que elas podem nos trazer.

Leveza e assertividade.


Isabela Couto | Psicanalista | Constelação Familiar com Treinamento pelo #Idesv | Whats (31) 9 8269-8379

Vivência 360° em BH | Evento Presencial

Deixe um comentário