Nietzsche, Terapeuta – Constelação Familiar Sistêmica

Nietzsche, Terapeuta

Estou lendo um livro de Nietzsche e veja (abaixo) o que encontrei. Ele era bastante solto em seus pensamentos e sua letra tem me ajudado muito a perceber os mecanismos da alma humana.


■ Curso de Filosofia Sistêmica comigo


Nietzsche questiona o tempo todo a nossa forma corriqueira de pensar, que é muito atolada no senso comum. Por vezes, muitas vezes mesmo, a gente se engarrancha na dor por falta de reflexão.

Assim, desconstruindo nossos “achismos”, ele nos encoraja a exercitar o que há de mais original em nós (deixando de lado o antigo e se abrindo ao novo).


■ Atendimento Online com Bonecos


Sei que ele foi um grande filósofo, mas certamente também foi um terapeuta. Ele mesmo se nomeava psicólogo e exaltava a psicologia.

Que a psicologia seja novamente reconhecida como rainha das ciências para cujo serviço e preparação existem as demais ciências. Pois a psicologia é, uma vez mais, o caminho para os problemas fundamentais” – Nietzsche, Além do Bem e do Mal, §23

Quem nos faz repensar a vida e nos amplia a consciência é mesmo sempre um grande terapeuta. Concordo com Nietzsche.

Mais um trecho do filósofo alemão:

“A vida de cada dia e cada hora parece demonstrar sempre de novo essa tese. Seja o que for – tempo bom ou ruim, a perda de um amigo, uma doença, uma calúnia, a carta que não chegou, a torção de um pé, um olhar de relance para uma loja, um argumento contrário, o ato de abrir um livro, um sonho, uma trapaça – imediatamente ou pouco depois, tudo se revela como algo que “tinha de acontecer”. É algo de profundo sentido e utilidade justamente para nós. Todas as coisas que nos sucedem resultam constantemente no melhor possível”.

A Gaia Ciência, Nietzsche, Aforismo n° 277


Isabela Couto | Psicanalista | Constelação Familiar com Treinamento pelo IDESV | Whats (31) 9 8269-8379 | Atendimento Online e Presencial

Deixe um comentário